Quais livros devo começar a ler?

- Mesmo que o movimento libertário e sobre a Escola Austríaca sejam aos nossos ouvidos e olhos algo novo, são literaturas que há muito tempo existem. A Escola Austríaca remete ao século XI e o libertarianismo, como filosofia organizada é desde o início do século XX, mas como pensamento é impossível datar, já que desejo por liberdades negativas existem desde de quando começaram as coerções.

- E por causa deste longo período, não faltaram autores que discorressem sobre como é danoso afetar a vida dos indivíduos, demonstrando que são eles o motor da sociedade e da economia, sobre ética, moralidade, sobre a formação do conhecimento e, inclusive, planos de como poderemos fazer com que o estado desapareça.

- Diante de tantos autores, ideias, definições, surge o grande problema que assola o movimento libertário brasileiro, já constatado nos grupos de discussão, onde surgem diversos indivíduos que, por esta falta de coordenação inicial, misturam os conceitos e distorcem as ideias, justamente porque não foram profundos na busca do conhecimento, se atendo, aparentemente, aos vídeos de mídias sociais e textos curtos, onde não se debate apenas superficialmente as questões, o que sempre deixa aberto para segundas, terceiras e até quartas interpretações. Então, por onde começar?

Quadro de Autores

- Alguém, que desconheço a autoria, formatou de forma graciosa esse pequeno quadro informativo, onde podemos ver exatamente a ordem por onde se deve começar. Apesar do libertarianismo ser uma filosofia política, é imprescindível conhecer economia, que existe justamente por causa da ação humana em passar de uma situação de desconforto para uma situação de conforto.

- Perceba que existe uma ordem que vai do iniciante ao avançando, e não é por menos, iniciante não porque você não sabe de nada, mas porque precisa se familiarizar com os termos e conceitos. Quando se vai para um nível intermediário, o autor já não pergunta mais ao leitor se ele entende sobre "sistemas de mercado da oferta e da demanda" ou se "a ação humana é um juízo sintético a priori", porque você já precisa saber e entender os conceitos antes de avançar.

 

Clique na imagem e abra-a numa outra janela para visualizar melhor

- Libertários são conhecidos justamente por possuir um conhecimento mais abrangente que o comum em filosofia, direito, história e economia, mas infelizmente, pelo nosso tempo de vida, não é possível ler tudo e entender tudo, é necessário um foco principal no qual você irá se direcionar, enquanto os outros eixos de ensino ficarão como conhecimento médio, para criar suas bases apenas, enquanto no eixo principal você irá precisar se especializar em algum ponto após passar pelo eixo intermediário, daí fica a seu critério o que mais você se identificará.

- A boa notícia é que todos estes livros estão disponíveis na própria internet bastando clicar nessa frase ou caso deseje, é possível comprá-los e deixá-los na sua estante, a má notícia é que os melhores estão em inglês e é uma condição obrigatório ao menor ler o inglês, já que os melhores livros estão nesta língua e, provavelmente, não serão traduzidos tão logo.