Libertarianismo, anarcocapitalismo, agorismo, utilitarismo, jusnaturalismo, capitalismo, ANCAP, minarquismo, libertário, anarcocapitalista, ciências libertárias, política, pensadores, economia, filosofia, transhumanismo
O Libertario

O que é Transhumanismo?


Warning: get_headers(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/olibertario/public_html/wp/wp-content/themes/Gameleon/includes/functions.php on line 324

Warning: get_headers(http://wpt.ninja/s/?u=olibertario.com.br): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/olibertario/public_html/wp/wp-content/themes/Gameleon/includes/functions.php on line 324

Transumanismo (também simbolizado por >H ou H+) é um movimento intelectual e cultural que defende o uso da ciência e da tecnologia para aumentar a inteligência, a longevidade e o bem-estar dos seres humanos. Os transhumanistas consideram certos aspectos da condição humana (tais como as deficiências físicas e mentais, o sofrimento, a doença, o envelhecimento e a morte involuntária) como desnecessários e indesejáveis. Transhumanistas se voltam para a biotecnologia e tecnologias emergentes para estes propósitos.
 human-evolution
Talvez seja possível

possível identificar no ideário transhumanista um dos mais antigos anseios da civilização: o de reduzir o contraste entre a exuberância de nossos sonhos e a indiferença das limitações humanas para com eles, anseio este particularmente visível no movimento romântico:

“O romantismo é a busca permanente da transcendência, um impulsionar permanente para a frente, pela impossibilidade de conhecer a priori quais são os limites da experimentação humana, pela negação de que seja possível reconhecer antecipadamente o que é que nos limita, o que eu não posso conhecer. (…) Só é possível conhecer a extensão do romantismo, a extensão da subjetividade, experimentando a sua superação, experimentando transcender-se não no sublime, no sublime divino, mas transcender-se no humano, transcender-se em outras obras, transcender-se para frente, nos experimentos, na novidade.”

Ao invés de façanhas memoráveis, literatura ou esportes, para os transhumanistas, este anseio é instrumentalizado pela ciência e assumidamente objetiva transformar a condição humana, aprimorando-a. Com as faculdades físicas e cognitivas melhoradas, os transhumanistas aspiram aumentar o bem-estar dos seres senscientes e explorar os confins do Cosmo.

Assim como os humanistas, transhumanistas enaltecem a razão, o progresso, o método científico e o bem-estar humano. Todavia, os transhumanistas declaram que levam o humanismo um passo a frente, desafiando os limites humanos através da ciência e da tecnologia, vislumbrando, na humanidade, um estágio transitório no desenvolvimento evolucionário da inteligência pelo Universo. Nas palavras do físico Freeman Dyson “a Humanidade parece-me como um começo magnífico, mas não a última palavra.”

“A Humanidade parece-me como um começo magnífico, mas não a última palavra.” — Freeman Dyson

(extraído do site www.malocs.wordpress.com)

Claudio Wieser
Tradutor e Publicitário, sócio proprietário da agência TCF Publicidade & Marketing, fundador do grupo O Libertário no facebook.

Compartilhe nas redes:
Claudio Wieser
Tradutor e Publicitário, sócio proprietário da agência TCF Publicidade & Marketing, fundador do grupo O Libertário no facebook.

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo da semana

Imposto é roubo

Anúncios

Contador

  • 75 posts
  • 1290 comments