Libertarianismo, anarcocapitalismo, agorismo, utilitarismo, jusnaturalismo, capitalismo, ANCAP, minarquismo, libertário, anarcocapitalista, ciências libertárias, política, pensadores, economia, filosofia, transhumanismo
O Libertario

Transhumanistas Notáveis

Abaixo, uma breve lista com alguns dos mais conhecidos transhumanistas declarados e simpatizantes.

Aubrey de Grey – O QUE ESTUDOU: ciência da computação, com um doutorado especial em biologia pela Universidade de Cambridge (a famosa instituição por onde passaram Issac Newton e Charles Darwin).O QUE FEZ/DEFENDE: criou a Fundação SENS e defende que será possível a seres humanos vivos atualmente viverem indefinidamente. SAIBA MAIS: Folha de S. Paulo (online) – Geneticista defende tese de que é possível viver mil anos)

Ben GoertzelO QUE ESTUDOU: doutorado em matemática pela Temple University. O QUE FEZ/DEFENDE: Fundou empresas nas áreas de inteligência artificial (Novamente) e bioinformática (Biomind), onde desenvolve projetos de inteligência artificial aplicada. Com recursos provenientes destes empreendimentos, financia seu projeto de criação de uma inteligência artificial geral poderosa. A ideia de Goertzel e seu time é criar um “bebê AI”. Uma vez criada, esta entidade passaria por sucessivos aprimoramento até transformar-se em um “cientista AI”, capaz de fazer descobertas científicas e produzir conhecimento útil por si próprio. SAIBA MAISGoogle Tech Talk by Ben GoertzelBen Goertzel’s web site and blog

João Pedro de MagalhãesO QUE ESTUDOU: microbiologia, na Universidade do Porto. Realizou pós-doutorado em Harvard. Atualmente, encontra-se na Universidade de Liverpool. O QUE FEZ/DEFENDE: pesquisador da biologia do envelhecimento, criou o  maior banco de dados sobre a genômica do envelhecimento. Defende que lutará para viver para sempre — ou que morrerá tentando.SAIBA MAIS:

Marvin MinskyO QUE ESTUDOU: professor de ciência da computação no MIT. O QUE FEZ/DEFENDE: foi co-fundador do Laboratório de Inteligência Artificial (MIT AI Lab, atualmente MIT Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory — CSAIL). Famoso por suas pesquisas, é até citado no clássico de Arthur Clarke “2001 – Uma Odisséia no Espaço” (levado ao cinema por Stanley Kubrick). É membro da Alcor Life Extension e defende a criação de uma superinteligência benéfica. É autor de “The Emotional Machine” e “Mind Society”. SAIBA MAIShttp://web.media.mit.edu/~minsky/

“Acho que o grande problema é que não somos inteligentes o suficiente para entender quais dos problemas que temos são bons o suficiente. Portanto, temos de construir máquinas superinteligentes como o HAL. (…) Podemos ficar mais inteligentes. Acho que já somos bem inteligentes, comparados com chimpanzés, mas não somos inteligentes o suficiente para lidar com os problemas colossais que enfrentamos, seja na matemática abstrata ou em entender economia ou manter o equilíbrio do mundo.”Marvin Minsk (em palestra no TED)

Nick Bostrom O QUE ESTUDOU: é professor de filosofia na Universidade de Oxford. O OQUE FEZ/DEFENDE:  fundou e dirige em Oxford o “Future of Humanity Institute”. É também o fundador da Associação Mundial Transhumanista (WTA, em inglês), atualmente chamada Humanity Plus.defende o ideário transhumanista, ciente de que não apenas desafios técnicos (a serem enfrentados pelas ciências naturais) mas, também, importantes e difíceis questões éticas e sociais,encontram-se diante dos transhumanistas. SAIBA MAIShttp://www.nickbostrom.com/ Palestra no TED: http://www.ted.com/talks/lang/eng/nick_bostrom_on_our_biggest_problems.html

Peter Diamandis O QUE ESTUDOU: engenharia no MIT e, no mestrado, medicina na  Harvard Medical School. O O QUE FEZ/DEFENDE: co-fundador da Singularity University, criou com Paul Allen (o co-fundador da Microsoft) a SpaceShipOne, a primeira espaçonave pilotada não governamental da história. Sua empresa Space Adventures foi responsável por levar Dennis Tito àEstação Espacial Internacional em 2001, tornando-o o primeiro turista espacial da história. Atualmente, a Space Adventures planeja a primeira viagem privada à Lua, em um vôo orbital, que abrirá uma nova era na exploração espacial. Defende os ideais transhumanistas e parece se interessar, especialmente, pela exploração espacial.

Peter ThielO QUE ESTUDOU: empresário O QUE FEZ/DEFENDE:  co-fundador do Paypal (sistema de pagamentos online) e investidor inicial do Facebook. Thiel financiou o Singularity Summit, série de encontros que visam acelerar a singularidade, e doou U$3.5 million à Fundação Matusalém para pesquisa anti-envelhecimento. SAIBA MAIS:

Raymond KurzweilO QUE ESTUDOU: engenharia no MIT. O QUE FEZ/DEFENDE:Considerado o “Thomas Edson do século XXI” (Inventor do ano de 1998, pelo MIT; Medalha Nacional da Tecnologia 1999) e pioneiro no desenvolvimento de programas de reconhecimento de fala e caracteres ópticos (OCR). Uma de suas invenções de maior sucesso foi o software de leitura para cegos, utilizado e divulgado por um amigo e admirador de Kurzweil: o cantor Seteve Wonder. A vida e as idéias de Ray Kurzweil deram origem ao documentário “Transcendent Man” (2009, por Barry Ptolemy). É também autor de “A Era das Máquinas Espirituais” e “Singularity is Near”, livros que se tornaram “best sellers” do New York Times. Diferentemente de outros transhumanistas que se dedicam apenas a pesquisa ou ao associativismo, Kurzweil tem demonstrado interesse em divulgar o transhumanismo para o grande público.  Poder-se ia dizer que Kurzweil reúne em si todo o ideário transhumanista do qual é o grande divulgador. Em síntese, defende que a única forma de os seres humanos não serem extintos pela evolução das máquinas será pelo aumento da inteligência humana, somando-se à inteligência humana (biológica) as vantagens da inteligência não-biológica (os computadores). SAIBA MAIS: Nota biográfica da Editora Aleph na contra-capa de sua obra “Medicina da Imortalidade”:

“Ray Kurzweil é um dos principais pensadores, inventores e visionários do mundo. Denominado ‘gênio incansável’ pelo Wall Street Journal e ‘a última palavra em máquina pensante’ pela revistaForbes, as ideias de Kurzweil sobre o futuro são alardeadas por seus inúmeros fãs, que vão desde Bill Gates a Bill Clinton. A revista Time escreve: ‘A carreira eclética de Kurzweil e a propensão de combinar ciência com aplicações práticas — quase sempre humanitárias — inspiram comparações com Thomas Edison’. Ganhador da National Medal Of Technology e membro do National Inventors Hall of Fame, entre muitas outras homenagens.”
Assista à excelente entrevista na Globonews (com legenda em português): entrevista com Kurzweil GloboNews (parte1) e entrevista com Kurzweil GloboNews parte2 (Kurzweil explica o que é a Singularidade)
Claudio Wieser
Tradutor e Publicitário, sócio proprietário da agência TCF Publicidade & Marketing, fundador do grupo O Libertário no facebook.

Compartilhe nas redes:
Claudio Wieser
Tradutor e Publicitário, sócio proprietário da agência TCF Publicidade & Marketing, fundador do grupo O Libertário no facebook.

No comments

Deixe uma resposta

Vídeo da semana

Imposto é roubo

Anúncios

Contador

  • 75 posts
  • 2461 comments